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É bastante comum a dúvida a respeito do que acontece com os materiais que colocamos em uma caçamba de entulhos. Para onde eles vão? As empresas apenas os levam para um aterro sanitário?
A verdade é que menos de 20% dos municípios do país tratam de forma correta os resíduos de demolições e da construção civil, por isto, ao contratar um serviço de caçambas de entulho, você deve pesquisar anteriormente se a empresa que você pretende contratar é cadastrada junto à SMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente). Caso a empresa possua o cadastro, pode ficar tranquilo que todo o material coletado terá sua destinação correta, de acordo com cada tipo de material. 

Como funciona a triagem de materiais de uma caçamba de entulhos?
Na chegada a uma usina de reciclagem de resíduos, os caminhões são pesados. O material que eles carregam é jogado em compartimentos de contenção e separados entre recicláveis ??e não recicláveis. Materiais como madeira, drywall, papelão / papel, metal, concreto e plástico são identificados, separados e reagrupados para recuperação, se possível. Depois que grandes volumes de itens semelhantes são acumulados, eles são preparados para serem transportados para as estações de reciclagem.

Por exemplo, restos de madeira não tratada podem ser usados ??em usinas de energia a lenha. Pedaços de drywall podem ser reciclados em sprays de parede texturizada, revestimentos acústicos, estuque de gesso e barreiras contra incêndio. Papelão e papel podem ser reprocessados ??em materiais de cartões comemorativos, vasos de flores e isolamento. Os materiais de isolamento de fibra de vidro podem ser recondicionados para placas acústicas do teto e os plásticos podem ser reutilizados para criar fitas adesivas e componentes de peças automotivas.

O que pode ser coletado por caçambas de entulho?
Muitas pessoas não sabem, mas as caçambas de entulho não são destinadas para coleta de lixo doméstico. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) através da Resolução Nº 307 de 05/07/02, estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, disciplinando as ações necessárias de forma a minimizar os impactos ambientais, tendo para isto, separado estes em 4 classes de rejeitos.

Os resíduos da construção civil são classificados da seguinte forma:
-Classe A - são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: a) de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrututra, inclusive solos provenientes de terraplanagem; b) de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: materiais cerâmicas (tijolos, azulejos, blocos, telhas, placas de revestimento...etc) argamassa e concreto. c) de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc..) produzidos nos canteiros de obras.

-Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros;

-Classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação, tais como os produtos oriundos do gesso;

-Classe D - são os resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como: tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros.

A destinação final dos entulhos
Os rejeitos coletados nas caçambas de entulhos devem ser encaminhados pela empresa para lugares autorizados pela prefeitura; estes locais variam de acordo com cada cidade. Todos os entulhos coletados são levados para usinas que tratarão desde a seleção, armazenamento e classificação dos materiais ao seu fim correto.

Os produtos são reciclados e a grande maioria é utilizado em obras públicas, servindo de suprimento para base de asfalto, pisos e até manutenção de estradas. Estes materiais reaproveitados e tratados de forma a não poluir o meio ambiente, são responsáveis por grande parte da economia em obras, tornando-as mais de 50% mais baratas. 


Fonte: guia do construtor